Nome do Sistema - Bases de dados Nome do Sistema - Bases de dados

CNAEs - Ramos de Atividade


CNAE DESCRIÇÂO VER EMPRESAS
96.09-2/03 Alojamento, higiene e embelezamento de animais search_check VER EMPRESAS
96.09-2/04 Exploração de máquinas de serviços pessoais acionadas por moeda search_check VER EMPRESAS
96.09-2/05 Atividades de sauna e banhos search_check VER EMPRESAS
96.09-2/06 Serviços de tatuagem e colocação de piercing search_check VER EMPRESAS
96.09-2/07 Alojamento de animais domésticos search_check VER EMPRESAS
96.09-2/08 Higiene e embelezamento de animais domésticos search_check VER EMPRESAS
96.09-2/99 Outras atividades de serviços pessoais não especificadas anteriormente search_check VER EMPRESAS
97.00-5/00 Serviços domésticos search_check VER EMPRESAS
99.00-8/00 Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais search_check VER EMPRESAS
Exibindo de 1.351 até 1.359 de 1.359 registros.
Página 28 de 28 páginas.

O que é CNAE - Código Nacional de Atividade Econômica

O CNAE - Código Nacional de Atividade Econômica é a classificação de atividades econômicas oficialmente adotada e mantida pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geo Estatística e adotada pelo Sistema Estatístico Nacional, em conjunto com os órgãos gestores de cadastros e registros da Administração Pública do país, como a Receita Federal, os Sintegras Estaduais e as Prefeituras Municipais.

O CNAE é uma classificação hierarquizada em cinco níveis – seções, divisões, grupos, classes e subclasses. Sendo um código composto por 7 dígitos, onde temos a estrutura: SS.DD-G/CC, sendo que:
- SS - Representa a  SEÇÃO,
- DD- representa a DIVISÃO,
- G - representa o GRUPO
- CC - representa a CLASSE e SUBCLASSE
Atualmente, temos 21 diferentes SESSÕES, 87 DIVISÕES, 285 GRUPOS, 672 CLASSES e 1318 SUBCLASSES.

O objetivo do CNAE é adotar de modo padronizado a nível nacional, as principais atividades exercidas pelas empresas sejam elas públicas ou privadas e de qualquer tamanho ou porte, afim de realizar a apuração de alíquotas de impostos, obrigatoriedades documentais e de registro, e também para classificação econômica por ramo de atividade e uma infinidade de outras regulamentações e levantamentos fiscais e estatísticos ligados a atividade econômica da empresa.

As empresas obrigatoriamente devem possuir pelo menos 1 código de CNAE atrelado ao seu CNPJ, chamado de CNAE PRINCIPAL, e também pode ter mais códigos, conforme as outras atividades que exerce, estes são conhecidas como CNAE SECUNDÁRIOS, e só pode exercer as atividades previstas no grupo selecionado.

Através do código CNAE podemos determinar as diferentes Alíquotas de Impostos e mesmo diferentes necessidades de fiscalização e regulamentação, bem como incidências tributárias, tanto nas esferas FEDERAIS, como ESTADUAIS e mesmo MUNICIPAIS.
É importante destacar que, em caso de possuir mais de um CNAE, a empresa poderá arcar com uma alíquota de imposto diferente, ou mesmo com obrigatoriedades fiscais e regulatórias conforme cada código, ou, a critério da entidade responsável, conforme suas próprias regras.

Através do CNAE podemos determinar quais atividades regulatórias são exigidas para o funcionamento da empresa, por exemplo, necessidades de laudos de segurança, atividades controladas por órgãos específicos, e também quais os impostos irão incindir sobre os produtos ou serviços.

A atual classificação e códigos CNAE, surgiu em 2006 e reduziu as fraudes no pagamento de impostos, facilitou operações de fiscalização de atividades controladas e regulamentadas, bem como permitiu uma análise mais detalhada das atividades exercidas pelas diferentes empresas em todo o território nacional, abrindo espaço para os órgãos públicos tomarem medidas e soluções mais pontuais sobre melhorias na legislação tributária.

A escolha do ou dos códigos CNAE que a empresa possui é um fator para determinar quais operações serão realizadas, se vai prestar serviços, se vai trabalhar com revendas, se vai comercializar, industrializar, quais mercadorias serão utilizadas e deve ser feita com extrema cautela e apoio profissional, já que pode determinar impostos e processos exigidos, bem como as alíquotas e requisitos para o exercício de determinadas atividades, o que pode ser um diferencial para o sucesso da empresa.

Concluimos, que o CNAE pode ser um ótimo filtro para levantamento de LEADs e Prospecção de potenciais clientes, já que sua empresa pode escolher entre outros fatores, outras empresas que devido ao seu ramo de atividade, utilizem os produtos e serviços ofertados por você.